1. Os cursos da Unesp Aberta oferecem algum tipo de certificado?

Não. Os cursos não oferecem certificado ou diploma e nem qualquer acompanhamento pedagógico. Os conteúdos disponibilizados são utilizados pelos interessados de forma autodidática.
Exceção se faz para cursos promovidos por fundações, no caso da Unesp, haverá certificação quando se tratar da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Unesp) em observância ao Capítulo II, Dos Objetivos, artigo 3º e Capítulo III, Das Atividades, artigo 4º, inciso IV, do Estatuto da Fundunesp, 2005.

2. Gostaria de saber se todos os cursos são gratuitos?

Sim. Todos os cursos são gratuitos. A Unesp Aberta é uma iniciativa de cursos abertos, gratuitos, sem certificação, sem assessoria pedagógica (tutoria) e, sem correção das avaliações que possam constar dos cursos.

3. Quais são as exigências para fazer os cursos?

Você deve apenas criar um login e senha. Não há exigências quanto ao grau de escolaridade, pois os materiais são apenas para conhecimento. Não haverá nenhum tipo de correção e nem de certificação.

4. Os cursos da Unesp Aberta possuem carga horária?

Não. Por serem cursos abertos, você faz de acordo com seu ritmo e disponibilidade de horário.

5. Existe uma data de início e término dos cursos?

Não. Você pode iniciar e terminar o curso de acordo com sua disponibilidade.

6. Como eu faço para entregar minhas atividades?

As atividades não serão entregues e também não serão corrigidas. O material é para seu próprio conhecimento, e é você quem corrige suas atividades.

7. Haverá avaliação ao final do curso?

Não haverá nenhum tipo de avaliação ou assessoria pedagógica ao final dos cursos.

8. Como faço para tirar minhas dúvidas?

Não há tutoria, portanto você é quem deve sanar suas próprias dúvidas, de acordo com as explicações existentes nos materiais.

9. Para que serve a caixa "Diálogos", dentro dos cursos?

Para que os cursistas interajam entre si.

10. Como criar uma senha?

A senha deve ter no mínimo 8 caracteres, sendo uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número e um caractere especial. EXEMPLO: Fulano1*silva.

11. Não recebi o e-mail de confirmação de senha. O que devo fazer?

O e-mail de confirmação de senha é uma mensagem automática gerada pelo sistema. Em muitos casos estas mensagens são encaminhadas para as pastas de Quarentena ou Spam dos servidores de e-mail.

12. Como faço para cancelar minha inscrição no curso?

A inscrição no curso não pode ser cancelada, mas isso não lhe traz nenhum prejuízo, pois são informações utilizadas exclusivamente para fins estatísticos, assim como para seu acesso futuro, caso surja interesse.

13. Gostaria de excluir meu perfil. É possível?

Não é possível excluir o perfil. Existe a possibilidade de modificar o perfil em “Minhas configurações de perfil”. Manter o perfil não lhe trará nenhum prejuízo.

14. Como funcionam os cursos da Unesp Aberta? Devo assistir aos vídeos, ler os textos e fazer as atividades?

A Unesp Aberta oferece cursos abertos a distância, estes podem ser cursados no ritmo de cada usuário. Não existe uma ordem estabelecida entre vídeo, texto e atividades. O material de cada curso foi organizado a partir de uma sequência lógica, a permitir a evolução do estudo pelo usuário.

15. Não consigo acessar o AVA Unesp Aberta com a senha provisória. Quando tento trocar a senha a mensagem que recebo é: senha inválida. O que devo fazer?

Use o procedimento de senha esquecida da Unesp Aberta para gerar nova senha provisória. Ao preencher o campo de confirmação de senha, não copie e cole o campo anterior, preencha-o normalmente.

16. Gostaria de saber, se eu posso trocar de curso? Se sim, como faço para cancelar e me inscrever em outro?

Você pode se inscrever e cursar simultaneamente quantos cursos quiser. Ao se desinteressar por algum deles, basta deixar de frequenta-lo, sem qualquer prejuízo. Não é possível cancelar o cadastro, porém nós o mantemos para fins meramente estatísticos.

17. O curso de inglês da Unesp Aberta é adequado para iniciantes?

Não, pois não se trata de um curso de ensino da Língua Inglesa. Trata-se de um curso indicado a professores da área de Letras, pois o conteúdo dá acesso às pesquisas na área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras em diferentes tipos de publicações.

18. Ao tentar acessar com meu usuário e senha aparece a mensagem: "A sua sessão foi interrompida (time out). Por favor, faça um novo login." e depois não consigo acessar novamente. Como proceder?

Limpe os cookies de seu navegador, caso não saiba como fazê-lo, acesse o respectivo link a seguir: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari, Opera

19. Gostaria de estabelecer contato com os Professores dos cursos que estou inscrito. Como devo proceder?

Recomendamos que o contato com os Professores seja feito através do serviço de comunicação da Plataforma Lattes. Na ficha da disciplina disponibilizamos link para o CV Lattes de cada Professor. O campo endereço no CV Lattes pode lhe ajudar com informações de contato. O contato por e-mail pode ser feito pelo caminho: lattes.cnpq.br>buscar currículo>buscar por nome>INSERIR NOME PROFESSOR>nas bases Doutores, Demais pesquisadores>buscar>CLICAR NO NOME DO PROFESSOR>contato.