Redefor: reflexões e práticas de ensino de Língua Inglesa na Rede Pública do Estado de São Paulo: Tópicos

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Título

Redefor: reflexões e práticas de ensino de Língua Inglesa na Rede Pública do Estado de São Paulo


Autor

Ficha

  • ISBN: 9788579834219
  • Assunto: Língua inglesa
  • Páginas: 239
  • Ano: 2013

Sinopse

O projeto Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor), um convênio firmado entre as universidades UNESP, UNICAMP e USP e o Governo do Estado de São Paulo (SEESP – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), tem como objetivo oferecer cursos semipresenciais (blended learning) de formação continuada (pós-graduação lato sensu) para professores da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Ao todo são oferecidos 16 cursos de especialização. O presente trabalho focaliza, dentre os cursos oferecidos pela Redefor, o curso de especialização em Língua Inglesa (360 horas), tutorado por especialistas da UNESP. O referido curso tem como objetivo promover o aperfeiçoamento dos professores de Língua Inglesa em serviço na Rede Pública de Ensino paulista, propiciando o aprofundamento dos conhecimentos linguísticos, teóricos, metodológicos, culturais e acadêmicos que dão suporte à prática docente. O ambiente virtual TelEduc subsidia as atividades do curso. Esse ambiente de aprendizagem é um meio dinâmico em que a interação é realizada utilizando-se ferramentas síncronas e assíncronas. O presente estudo visa apresentar dados de pesquisa sobre a evolução da aprendizagem dos cursistas, a interação entre tutores, cursistas, especialista e coordenação com base nos relatórios mensais das ocorrências relatadas por todos os envolvidos durante o primeiro semestre do curso. Os critérios de análise emergiram de uma leitura comparativa dos trabalhos postados pelos alunos em seus portfólios virtuais (grounded theory), nos fóruns de discussão e nos diários de bordo dos alunos/cursistas disponibilizados na plataforma TelEduc. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta e análise dos dados na construção do curso são de base qualitativa. O curso de especialização demonstrou resultados satisfatórios. Isso pode ser afirmado diante da constatação de que os ensinamentos do curso estão transformando para melhor a prática pedagógica desses professores/cursistas, que autoavaliam sua aprendizagem de modo positivo.

Contato

CDeP3 - Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas
Endereço: Rua Luis Lasagna, 400 - Bairro Ipiranga
CEP: 04266-030
São Paulo/SP
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